Gravação de vídeos: maquiagem e cuidados essenciais

Produção de conteúdo digital é um meio de obtenção de renda que vem crescendo muito nos últimos anos. As opções de redes sociais e de temas de interesse são várias, mas um aspecto desse trabalho nunca muda: como aparecer nas filmagens.

O ponto de atenção mais frequente nos homens é a oleosidade da pele, principalmente na região da testa. Quando expostos ao iluminador, acabamos ficando com um brilho excessivo no rosto. Para não tirar o foco dos seguidores que estiverem assistindo, é essencial fazer uma preparação antes de gravar.

Mas preciso de um(a) maquiador(a) profissional? Tendo condições, seria ótimo. Mas para quem está começando, já é possível melhorar bastante a produção visual com os seguintes materiais:

  • Tônico adstringente e discos de algodão / lenços removedores de oleosidade (como preferir);
  • Pó facial antibrilho do seu tom de pele;
  • Pincel para pó.

O primeiro passo é remover o excesso de óleo da face com os lenços ou com os discos de algodão molhados com adstringente. Testa, nariz e queixo (famosa zona T) são as áreas que costumam acumular mais gordura.

Se a sua oleosidade não for muito intensa, você pode aplicar um hidratante facial logo após essa limpeza para não deixar a pele ressecada demais. Essa não é uma etapa obrigatória – vai depender de como você se sente melhor.

A última etapa é aplicar o pó facial utilizando o pincel, dando mais atenção às partes que estiverem brilhando e tomando cuidado para não aplicar sobre o cabelo. Passe pelo menos um pouco em toda a face para a cor ficar homogênea. E nada de exagero – o objetivo é não dar a impressão de estar maquiado.

Outros cuidados simples que não podem passar batidos

Sobrancelha: Como é uma área que fica muito em evidência, é importante remover os pelos mais espaçados e manter o máximo possível de simetria. Explicamos o passo-a-passo neste vídeo:

Barba: Ideal é que esteja feita ou devidamente aparada, dependendo do seu estilo e do contexto – tema do vídeo, imagem que você pretende passar etc. Como o foco do vídeo deve ser o que você fala, a sua imagem deve ser harmônica na medida do possível.

Lábios: Evitar descamação e rachaduras é um cuidado recorrente, principalmente em períodos mais secos e frios. A opção mais simples e barata é a manteiga de cacau, mas nada te impede de optar por um hidratante labial. Os que possuem componentes reparadores, como ácido hialurônico, costumam proporcionar uma recuperação da pele mais rápida.

Pelos no nariz e na orelha: Não cometa o vacilo de esquecer desse “detalhe”! Veja o tutorial neste artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.