Acne no verão: como prevenir?

O verão chegou com tudo e a galera que sofre de acne já está sentindo os efeitos. Quem tem pele oleosa sofre o ano inteiro, na verdade. Mas com o calor intenso, o problema se agrava. Por que isso acontece?

Altas temperaturas nos fazem suar muito mais, obviamente. Junto com o suor, os poros recebem um acúmulo de células mortas, sujeiras da pele e poluição do ar, criando assim o ambiente perfeito para a proliferação da bactéria causadora da acne.

Além disso, o calor nos faz tocar e esfregar mais a pele, seja com outras partes do corpo como mãos e braços ou com toalhas ou papeis. Isso causa irritação na pele e ainda adiciona outros germes à superfície, enfraquecendo assim as defesas das camadas mais externas.

Então a solução é passar o dia inteiro no ar condicionado para não suar, correto? Bem… Na realidade não. O aparelho resseca o ar, e uma exposição prolongada acaba removendo a hidratação da pele, principalmente se o vento estiver direcionado a nós. Como consequência, nossas glândulas produzem uma quantidade maior de óleo para compensar o ressecamento.

A boa notícia é que existem sim formas de prevenir o aumento dos efeitos da acne neste período do ano. Vejam as dicas que separamos abaixo.

  1. Como deixar de usar protetor solar não é uma opção, opte sempre pelos que não têm óleo na composição – costuma ter “oil-free” na embalagem. Se puder comprar um corporal e um facial, melhor – explicamos os motivos melhor neste artigo.
  2. Evitar os doces gelados e gordurosos, como sorvete. É difícil evitar quando está fazendo muito calor, mas esses tipos de alimento fazem o nível de insulina disparar, o que acaba resultando na maior produção de sebo pela pele.
  3. Praia, cachoeira e piscina são sonhos de consumo de quase todas as pessoas no calor. Quem pode ir deve aproveitar, sem dúvida, mas é bom tomar dois tipos de cuidado: não ficar muito tempo vestindo roupas úmidas (ou deitado sobre toalhas molhadas) e tomar um banho de chuveiro assim que possível. Nem o sal do mar nem o cloro da piscina devem ficar muito tempo sobre a pele, fora as impurezas (para não usar termos mais desagradáveis) que sabemos que sempre se encontram na água.
  4. Tentar reduzir o hábito de por as mãos no rosto e esfregar a pele. Para se secar, vá encostando a tolha ou papel de forma suave.
  5. Sempre que possível, redirecionar o vento do ar condicionado para uma direção que não pegue seu rosto (no carro, por exemplo) ou até sair totalmente da reta (em casa ou no escritório).
  6. Vestir SEMPRE tecidos naturais, como algodão e linho. Eles absorvem mais o suor, tirando o excesso da pele, e permitem maior circulação de ar – que também ajuda a secar. Tecidos sintéticos fazem o oposto: repelem a umidade, deixando a sua pele mais exposta ao acúmulo de oleosidade nos poros.

Deixe um comentário