É possível emagrecer só na musculação?

Normalmente, quem quer iniciar uma rotina de atividade física desejando emagrecer, acaba tendo que incluir os exercícios aeróbicos. Isso é uma coisa tão amplamente utilizada que não é deliberadamente uma decisão do praticante, mas muitas vezes é uma orientação do profissional de Educação Física.

E quem não gosta de fazer exercícios aeróbicos? Se dá mal, certo? Nesse caso sim. Porém, a pergunta é: dá para emagrecer realizando apenas musculação?

A resposta é SIM, segundo um estudo recente publicado por uma importante revista científica na área de obesidade e desenvolvido na Austrália. O estudo mostrou, a partir de um compilado de outros estudos anteriores já publicados, que indivíduos que realizar apenas musculação apresentam reduções significativas de gordura corporal.

Segundo esse estudo, a musculação pode ser praticada isoladamente por aqueles que desejam perder gordurinhas indesejadas. Outros achados interessantes do estudo estão em relação ao percentual de gordura, que pode apresentar uma redução semelhante ao treinamento aeróbico.

Isso porque a musculação não só reduz as concentrações de gordura como aumenta a massa magra, principalmente a massa muscular. Considerando a composição corporal é resultado de duas proporções, uma de massa de gordura e outra de massa magra (no qual a massa muscular está incluída), a pessoa pode diminuir o percentual de gordura apenas mantendo o peso corporal e aumentando a massa magra.

Outro achado interessante desse estudo foi a redução significativa da gordura visceral, normalmente medida na região abdominal. Esse tipo de gordura é considerado o mais perigoso para humanos, relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, doenças coronarianas etc.

Porém, importante destacar algumas coisas negativas que esse artigo mostrou. As reduções de gordura são muito baixas em estratégias isoladas de exercícios, independentemente se estamos falando de aeróbico ou musculação. Assim, é extremamente importante a realização de um dos exercícios juntamente com uma boa orientação nutricional e mudança de hábitos alimentares.

Outro resultado não tão animador no estudo é que não foi possível verificar qual a forma de treinamento mais relevante para emagrecer. Como os estudos analisados tinham metodologias diferentes, não ficou clara a prescrição adequada para um emagrecimento eficaz.

Desse modo, a musculação é primordial no emagrecimento e pode ser realizada isoladamente. Porém, não dá para pensar em emagrecimento sem uma boa rotina de alimentação saudável.

Deixe um comentário