Posso treinar o mesmo músculo todo dia?

Quem frequenta a academia se depara normalmente com dois ou três treinos distintos, com exercícios diferentes, alternando os grupos musculares. Essa divisão é realizada justamente para ter um período de descanso de 48-72 horas para o músculo exercitado, para que ele se recupere e tenha um processo anabólico (termo usado para o crescimento de massa muscular). Porém, é realmente necessária essa alternância, ou eu poderia fazer o mesmo exercício, para os mesmos músculos, diariamente?

A resposta é que SIM, você pode ter um treino que estímulo o mesmo grupo muscular diariamente. Isso foi verificado em um estudo recente realizado por pesquisadores aqui no Brasil, no qual os ganhos de massa muscular em diferentes grupos musculares foram superiores quando estimulados diariamente, cinco vezes na semana. Esse achado foi superior ao treinamento no qual o músculo era estimulado uma vez na semana, com o mesmo número de exercícios e séries em comparação ao treino de estímulo diário.

A divisão do treino é feita por conta do estresse no músculo em uma sessão de musculação. Então, a recuperação é necessária, porém, em condições de poucas séries para o mesmo grupo muscular, o estresse é baixo. Outro cuidado importante é entender que um exercício não trabalha isoladamente um músculo. Por exemplo, o supino reto, exercício comumente usado para o treinamento de peitoral, também exercita os músculos do ombro e o tríceps. Desse modo, realizar três séries nesse exercício equivaleria a três séries para esses diferentes grupos musculares.

Por conta disso que o treinamento na musculação é comumente dividido, porque são realizadas múltiplas séries para esses diferentes grupos musculares e isso gera um dano maior e exige a necessidade de um intervalo de 48 a 72 horas entre sessões. Além disso, uma recuperação rápida com poucas séries pode ocorrer principalmente em sujeitos treinados. Quem nunca iniciou a academia e ficou dolorido nos primeiros dias, mesmo com poucas séries?

Dessa forma, você pode executar os mesmos exercícios para os mesmos grupos musculares dias seguidos, desde que tenha baixo volume e seja bem treinado. Além disso, essa estratégia ainda não é recomendada, podendo ser utilizada caso você treine poucas vezes na semana ou tenha um descanso após dois dias seguidos de treinos. Esse texto foi escrito por um profissional de Educação Física, então procure um e saiba a melhor estratégia para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.