Tênis casual: possibilidades de composição

Na hora de escolher um calçado que combine com quase todo tipo de look e nível de formalidade, qual vem primeiro à mente? Se a resposta for sapatênis, lamento informar que você está parado no tempo – essa peça já flopou há anos! Vá aposentando os que você ainda tiver conforme forem ficando velhos e parta para outra.

Temos também o caso dos que sabem que o tênis da academia não cai bem no dia-a-dia, mas têm certa aversão a sapatos – não se preocupem: quem usa todo dia para trabalhar tem mais aversão ainda.

Qual seria então a forma de transitar na maioria dos universos sem fazer feio? A alternativa mais certeira é o tênis casual, que possui um aspecto mais minimalista em comparação com as cores exuberantes do tênis streetwear e sem aquele achatamento típico do sapatênis.

As cores costumam variar entre neutras – branco, preto, tons terrosos e cinza –, mas quem gosta de ousar um pouco mais pode optar por azul ou vinho – sabendo que, nesse caso, o tênis precisará conversar com outra peça do look ou ser a peça principal. Como o tênis todo branco é o mais versátil, recomendamos que comece por ele.

Os materiais geralmente são couro – natural ou sintético – ou camurça, podendo ter solado de borracha. Nesse caso, leve em conta não só suas preferências, mas seus hábitos – probabilidade de sujar, facilidade para limpar etc.

Excluindo as roupas claramente esportivas e situações que requerem trajes formais, o tênis casual combina com vários tipos de calça, bermuda e camisa. Vejam abaixo alguns exemplos.

Clássico: camiseta branca + jeans = sucesso
Composição mais rústica. Em locais quentes, o tênis casual substitui bem a bota.
Calça de sarja, camisa e blazer: combinação de personalidade. Apenas o boné poderia ser trocado por boina ou chapéu Pork Pie.

Nesse último caso, muita atenção: para usar tênis casual com costume ou calça de alfaiataria e blazer, tenha certeza de que a ocasião permite um visual mais despojado – eventos diurnos e/ou ao ar livre, por exemplo. Na dúvida, opte por um sapato.

Deixe um comentário