Ácido hialurônico: por que usar e como escolher

Prevenção e redução de rugas são preocupações constantes quando se trata de cuidados com a pele. O ressecamento, principalmente com a chegada dos meses mais frios, é outro fator que deve ser levado em conta. Para lidar com os dois problemas, o ácido hialurônico é uma ótima opção. Mas o que é essa substância, afinal?

O ácido hialurônico, tecnicamente, é um grupo de moléculas de açúcar (polissacarídeos, para os mais eruditos) que se liga às moléculas de água e aumenta o teor de água da pele, contribuindo assim para um maior amortecimento e lubrificação.

O principal benefício do ácido hialurônico é a hidratação, já que possui uma incrível capacidade de reter a umidade, resultando em um aspecto mais saudável e vibrante. Essa propriedade de sugar água acaba refinando e rejuvenescendo aquelas áreas mais secas e afundadas, como as rugas ao redor dos olhos e dos lábios.

Trata-se, portanto, de um componente ideal para quem sofre com pele seca, com aspecto áspero e/ou escamoso, e para quem deseja atenuar os sinais de envelhecimento. Apesar de o ácido hialurônico ser encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, suas reservas vão diminuindo conforme a idade vai avançando – como quase tudo, infelizmente. Fatores como tabagismo e poluição do ar também atuam de forma negativa.

Tipos de ácido hialurônico

  1. Ácido hialurônico hidrolisado: dividido em elementos pequenos o bastante para penetrarem na pele. Não é a opção mais hidratante, sendo assim a melhor escolha para pessoas que têm pele oleosa ou mista, pois o excesso de hidratação é desfavorável para esses grupos.
  2. Hialuronato de sódio: penetra mais profundamente na pele e oferece resultados ainda melhores, embora não muito duradouros. É melhor para pessoas que têm pele normal porque permite que a umidade penetre, mas sem um efeito pesado e duradouro.” Esse é o ingrediente encontrado na maioria dos séruns.
  3. Hialuronato acetilado de sódio: possui os benefícios do hialuronato de sódio, mas com resultados mais duradouros. É o mais indicado para pessoas com pele seca ou que estejam em locais de clima seco, sobretudo durante os meses de inverno.

Cosméticos em que o ácido hialurônico é encontrado com mais frequência:

  • Sérum;
  • Tônico adstringente;
  • Creme para olhos;
  • Hidratante;
  • Hidratante labial.

Dicas para escolher seu produto

  • Dê preferência a fórmulas que incluam vitamina C, pois atua muito bem em conjunto com o ácido hialurônico na melhoria da saúde da pele.
  • Fique atento ao peso molecular do ácido hialurônico, se estiver descrito no rótulo. Quanto mais baixo, maior a facilidade para penetrar na pele e mais efetivo o combate às rugas.
  • Evite composições com álcool entre os ingredientes, principalmente se for um dos primeiros da lista – significando que está entre as substâncias de maior concentração. Como o álcool resseca a pele, pode neutralizar os benefícios hidratantes do ácido hialurônico.
  • Produtos mais à base de água – em vez de creme, óleo ou gel – costumam ser mais eficazes, pois permitem que o ácido hialurônico penetre na pele com mais facilidade.

Deixe um comentário