Qual a Frequência Ideal para Lavar os Cabelos?

Provavelmente você já se perguntou: devo lavar o cabelo diariamente? Ou algo parecido como, “Lavar os cabelos diariamente pode ser prejudicial?”.

Bom, obviamente existem diferentes tipos de cabelo, diferentes comprimentos e até mesmo diferentes condições de dia, porém, via de regra, não há necessidade de lavar os cabelos diariamente.

Vamos entender algumas situações e condições para ficar mais claro.

Por que não deve lavar diariamente os cabelos?

O objetivo do shampoo é eliminar a oleosidade natural provocada pelo couro cabeludo, o que funciona como uma hidratação natural.

Logo, uma primeira consideração está na lavagem constante desse cabelo que prejudica a oleosidade natural e pode torná-lo mais ressecado, com sensação de desgaste, menos brilhoso e volumoso.

Porém, o problema de lavar o cabelo diariamente pode ser ainda pior.

Como consequência dessa lavagem constante no cabelo, o organismo passa a entender que há um agente externo que está removendo aquela oleosidade positiva promovida pelo couro cabeludo e aumenta ainda mais a liberação de sebo.

É exatamente isso. Você lava com frequência para remover a oleosidade, mas seu organismo entende que precisa aumentar a liberação de sebo para hidratar aquele cabelo ressecado.

Então uma dica muito simples é realmente evitar lavar o cabelo diariamente, tentando dar um intervalo de pelo menos um dia ou, se possível, até dois dias.

Isso se restringe somente ao cabelo, ok? De fato, a recomendação do banho deve ser diária, sobretudo em um país tropical como o Brasil.

Você pode, por exemplo, molhar sua cabeça, sem problema algum. O óleo não é removido apenas com água. Isso é uma condição química de fato, no qual o sebo liberado pelo couro cabeludo é hidrofóbico, ou seja, não se mistura com água.

Então a questão está realmente na utilização diária do shampoo e isso deve ser evitado.

E o condicionador, posso usar tranquilamente?

O condicionador é uma substância hidratante, que visa trazer oleosidade ao cabelo, movimento, volume e também higieniza o cabelo e limpa o couro cabeludo.

Então, pensando do ponto de vista da saúde do cabelo, o condicionador é totalmente possível ser utilizado diariamente. Apesar de menos comum, uma vez que geralmente é associado ao uso do condicionador após o uso do shampoo, é possível realizar a higienização do cabelo apenas com o condicionador.

Obviamente que isso pode depender do tipo de cabelo. A utilização diária de condicionador deve ser feita principalmente para cabelos mais ressecados, que necessitam de hidratação diária e possuem maior textura. Aqueles cabelos com aspecto mais oleoso, que já tem uma produção natural de sebo intensa, não devem realizar o condicionador diariamente.

Então você deve ter pensado: bom, se o shampoo tira a oleosidade e o condicionador hidrata, posso combinar ambos, como faço normalmente?

É essa a ideia. A utilização do condicionar após o shampoo é totalmente indicada e deve ser feita independente do tipo de cabelo. A limpeza do shampoo trará benefícios ao couro cabelo, aos fios do cabelo, porém removerá a oleosidade, que será renovada com a utilização do condicionador.

Essas recomendações servem até mesmo para quem tem cabelos oleosos?

A resposta é sim. Por incrível que pareça, a química do shampoo prejudica a saúde do couro cabeludo e os fios se usado diariamente.

Então aqui a recomendação para quem tem o cabelo extremamente oleoso e necessita de uma lavagem diária é a utilização de shampoo seco.

O shampoo seco não necessita de água ou pode ser usado com pouca água. Ele é uma alternativa menos agressiva a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo. Pode ser utilizado naqueles dias que você não deseja lavar a cabeço por conta da limpeza no dia anterior.

Importante ressaltar que caso você tenha feito alguma atividade física de alta sudorese, que tenha sujado os fios pelo excesso do suor, cabe abrir uma exceção nesse momento e lavar o cabelo, mesmo que tenha feito no dia anterior. Somente o enxágue não será suficiente, bem como o uso do shampoo seco.

Porém, nos dias que puder evitar, buscar alternativas, será muito bom para saúde do couro cabeludo.

Então é isso, busque lavar menos o cabelo com shampoo e tenha mais saúde no cabelo e couro cabeludo.

Deixe um comentário