Como Cuidar da Barba no Verão

O verão é um momento de muita exposição da barba ao sol. Não necessariamente você precisará ir a praia ou fazer um passeio durante o dia para pensar nos cuidados que você deve ter com sua barba. Em temperaturas bem altas, como o verão, sobretudo no Brasil, vale destacar que aquela cotidiana ida ao trabalho pode exigir alguns cuidados essenciais com a barba. Então preste atenção para não destruir sua barba no verão.

Cuidados que você deve ter antes de se expor ao sol

Acredite, alguns cuidados diários e antes da exposição ao sol são tão básicas que chegam a ser repetitivas. Uma delas, por exemplo, é a hidratação corporal. Sim, aquela recomendação básica de beber água frequentemente ao longo do dia deve ser reforçada no período do verão.

Certo, mas o que isso tem a ver com a barba? Absolutamente tudo. A água controla a viscosidade da circulação e toda a sua distribuição de nutrientes ao longo do corpo. Os folículos da barba podem ser escassos na chegada desses nutrientes em condições de pouca hidratação, e isso afetará a oleosidade e hidratação natural da barba. Com o tempo, ela apresentará uma aparência ressecada e quebradiça, até mesmo tendo dificuldades de aumentar seu tamanho.

Outro cuidado importante antes da exposição ao sol é lavar a barba com um shampoo de barba. Normalmente, um shampoo de barba possui substâncias que ajudam na proteção antioxidante da barba, como vitaminas, que renovam toda a pele e a barba. Assim, além de preparar a barba para o dia de sol escaldante, ainda é capaz de minimizar os desgastes do dia.

Vale destacar que a barba é um protetor natural da pele, então ela é uma espécie de “peão do xadrez”. A barba acaba sendo a linha de frente na proteção contra o sol e, consequentemente, sofre as consequências. Existem alguns produtos hidratantes, como balms, que possuem fatores de proteção contra raios ultravioletas e protegem a barba contra o desgaste do sol.

Em condições de alta exposição ao sol, como uma ida a praia ou um passeio em um parque, talvez a utilização de uma proteção adicional seja necessária tanto para barba quanto para pele. Alguns protetores convencionais podem ser utilizados, dependendo das propriedades do produto e da dimensão da barba.

Vale destacar que outros itens do vestuário, como boné, chapéu ou uma viseira, podem reforçar a proteção da barba e sua exposição direta com o sol. Vale a dica para dias de praia, passeios etc.

Cuidados após exposição ao sol

Assim como no período que antecede a exposição ao sol, a lavagem é essencial no momento após, pelos mesmos motivos. A utilização de um shampoo possui propriedades de renovação dos fios e te deixará apto para uma nova exposição no dia seguinte, por exemplo.

O uso diário de algum hidratante de barba é fundamental nesse período de altas temperaturas. Os mais convencionais são óleos e balms, que devem ser usados diariamente. Essa recomendação já é comum para indivíduos com barbas volumosas e com fios compridos, mas no verão esse cuidado deve ser reforçado.

Um uso diário de balm é indicado, porém pode ser dobrado em condições de grande exposição ao sol. O óleo normalmente é mais esporádico, obviamente dependendo das dimensões da barba. Se você utiliza semanalmente o óleo, pode aplicar em dias alternados. Se você já faz o uso com maior frequência, talvez tenha que usar diariamente.

É possível a aplicação simultânea do balm e óleo para aqueles que possuem barbas volumosas e compridas e quem está diariamente sendo exposto ao sol.

Caso tenha abusado da exposição ao sol, indo a praia ou realizando um passeio, a hidratação após lavagem deve ser feita, sendo possível a aplicação do balm e a finalização com óleo.

Deixe um comentário