Três produtos fundamentais (e básicos) para cuidar da sua barba

Muita gente querendo deixar a barba crescer, colocar um estilo nela e ter a sua própria identidade. Porém, a maioria acha que é simplesmente deixar a barba crescer e que a natureza se encarrega de cuidar dela. Não é bem assim. Veja aqui 3 produtos fundamentais que você precisa ter se seu objetivo é deixar uma barba bonita e estilosa.

1) Shampoo para barba

Você não pensou que o seu shampoo de cabelo fosse servir para barba, não é? Se você imaginou isso, ou já utiliza diariamente, pare e compre um shampoo para barba.

A primeira coisa que você deve saber é que o seu shampoo para o cabelo possui diversos componentes químicos que podem ser importantes para o couro cabeludo, porém podem não ser muito adequados para pele. Manter uma boa saúde da pele do rosto é fundamental para o crescimento da barba.

Mal comparando, que horta cresce em um solo inadequado? Então, o shampoo de cabelo pode prejudicar a pele do rosto e isso afetará o crescimento da sua barba.

Além disso, os fios da barba são completamente diferentes dos fios de cabelos. Normalmente eles são mais grossos e ressecados, o que justifica a importância da oleosidade liberada pela pele na hidratação da sua barba. Se você utiliza um shampoo de cabelo, você certamente estará eliminando qualquer possibilidade de sua pele hidratar sua barba, uma vez que esses produtos normalmente são extremamente intensos na remoção da oleosidade – no caso, dos cabelos.

Sendo assim, um shampoo para barba cuidará da sua barba e sua pele da maneira correta. Terá uma limpeza adequada, permitindo um ambiente favorável para o crescimento e não danificando os fios. Alguns shampoos possuem vitaminas antioxidantes que vão regenerar os fios e atuar na esfoliação da pele.

E outra coisa muito importante: a fragrância da barba deve ser suave. Imagina aquele cheiro intenso de shampoo na sua barba?

2) Balm para barba

O balm de barba está entre os produtos mais utilizados pelos barbudos, uma vez que vem sendo recomendado insistentemente pelos barbeiros. O raciocínio está correto: o balm é essencial para o cuidado da barba. Aquele barbudo que não utiliza o balm, realmente não está cuidando da forma correta.

O balm é um hidratante para barba de uso diário, podendo ser aplicado até mais de uma vez ao dia. A maioria dos balms tem uma base cremosa, rica em óleos, vitaminas antioxidantes e até mesmo fatores de proteção contra raios UVs. Por essa potência de hidratação, muitas vezes é considerado um condicionador da barba. Entretanto, sua aplicação é feita com a barba seca, normalmente após uma limpeza com água e shampoo.

Além de proteger e hidratar sua barba, o efeito modelador pode ajudar para que aqueles fios rebeldes não apareçam com tanta frequência. Dessa forma, utilize o balm diariamente na sua barba. Ele te dará a aparência que você deseja.

3) Óleo de barba

No nosso ranking top 3, o óleo aparece entre os principais produtos para o cuidado com a barba. Digamos que o óleo para barba é um hidratante assim como o balm, porém algumas especificações podem diferenciar o uso entre os dois. O óleo muitas vezes é usado por pessoas com barbas longas, mas isso não quer dizer que não deva ser utilizado também nos momentos iniciais do crescimento da barba.

O que você precisa entender é que quanto maior sua barba, menor vai ser a chegada do sebo, que é liberado pela pele, em todo o comprimento do fio. Uma barba comprida tende a ser mais ressecada, o que requer um cuidado especial, uma hidratação mais intensa. Nesse momento, o óleo é essencial e deve ser aplicado obrigatoriamente.

Além da hidratação, o óleo vai trazer brilho, maciez e nutrição à sua barba. Os óleos são compostos por diversos lipídeos bons para nutrir sua pele como manteiga de Karité, óleo de girassol, semente de uva, entre outros.

E por que também pode ser utilizado por pessoas com barba pequena, no estágio inicial do crescimento? Basicamente porque sua hidratação não se estende aos fios da barba, mas também à pele. Se sua pele for ressecada, ele será extremamente útil para melhorar este aspecto, o que favorecerá o crescimento saudável da barba. Porém, o oposto também deve ser considerado. Se sua pele é extremamente oleosa e sua barba pequena, talvez o óleo traga um aspecto inadequado de alta oleosidade.

No momento inicial, aplique apenas uma gotinha na mão, espalhe por toda a palma e passe na barba. Você tem barba comprida? Faça o mesmo com 6-8 gotas, chegando em todo o comprimento da barba.

Esses três produtos são os principais para você cuidar da sua barba. Não dá para deixar a barba crescer largada. Cuide direito para trazer a aparência que você espera.

Deixe um comentário