Pele masculina: propriedades e cuidados específicos

Quando procuram produtos para algum tipo de tratamento de pele ou mesmo informações sobre o assunto, os homens costumam se deparar com opções desenvolvidas para mulheres ou sem especificação. Mas a pele masculina é igual à feminina?

Até o início da puberdade, pode até ser bem semelhante. A partir dessa fase, no entanto, a produção de testosterona aumenta e a pele masculina se torna consideravelmente mais espessa, áspera e oleosa do que a feminina.

Oleosidade

Além de possuírem mais glândulas sebáceas, os homens produzem o dobro de matéria oleosa em relação às mulheres. Mesmo após a puberdade, período em que os adolescentes sofrem com cravos e espinhas, é comum a pele apresentar um aspecto brilhoso devido ao excesso de sebo.

Com a chegada da andropausa – e a consequente redução no nível de testosterona produzida pelo organismo –, a pele tende a ficar mais seca. Mesmo assim, alguns casos de acne persistem por muitos anos.

Envelhecimento

Em geral, a pele masculina é aproximadamente 20% mais espessa que a feminina. Ela possui mais colágeno, que ajuda a retardar o surgimento de rugas.

Entretanto, os sinais de envelhecimento se desenvolvem mais rapidamente a partir do momento em que começam a aparecer. São comuns as marcas de expressão – sobretudo na região da testa –, inchaço dos olhos e olheiras.

Barba

O crescimento de barba aliado ao excesso de óleo gerado pela pele pode gerar inflamações nos pelos. O próprio barbear costuma causar irritações (como foliculite e pelos encravados) e deixar o rosto mais sensível, pois acaba causando lesões na camada mais externa da pele.

Prevenção e cuidado

A forma mais eficaz de atenuar os efeitos da idade na pele é utilizando filtro solar diariamente, já que a radiação UV (ultravioleta) contribui bastante para a formação de rugas e ficamos expostos a ela mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Oleosidade na pele pode ser controlada com produtos de ação seborreguladora. Sabonetes antiacne e loções adstringentes são bons aliados nesse combate. De qualquer forma, vale destacar que acne dever ser acompanhada por dermatologista, que poderá prescrever outros tipos de tratamento para casos mais graves.

Um pós-barba com efeito cicatrizante é essencial para regenerar a pele da face, diminuindo assim o risco de vermelhidão, coceiras e pelos inflamados. Outra dica valiosa é sempre passar a lâmina no sentido do fio. Muita gente prefere fazer a barba no sentido contrário para ficar mais rente à pele, mas será que vale a pena?

É possível reunir todos esses benefícios para a face em um único produto. Nossa recomendação é o Monolith+, gel-creme desenvolvido especificamente para a pele masculina.

Além de protetor solar, seborregulador e pós-barba, o Monolith+ aumenta a resistência da pele, proporcionando mais hidratação, elasticidade e firmeza. É testado por dermatologistas e sem parabenos na sua composição.

Deixe um comentário