Olheiras indesejadas: como melhorar a aparência dos olhos

As olheiras devem estar entre as maiores vilãs da estética, acometendo muitas pessoas. E por que ela tem esse antagonismo? Simples. Entre os principais motivos de sua aparência estão noites mal dormidas, com uma qualidade do sono péssima ou até mesmo pouco tempo dormindo. E quem não sofre disso, não é mesmo? Porém, é possível sim melhorar seu aspecto.

Primeiramente, vamos tentar entender um pouquinho por que essas bolsas pesadas aparecem embaixo dos nossos olhos. A pele ao redor dos olhos é fina e sensível. Dessa forma, essa camada mostra muito o que está acontecendo no interior do corpo.  Em situações de estresse, como uma noite mal dormida, há uma mudança no corpo que gera uma vasoconstrição, e isso explicaria o aparecimento dessa bolsa embaixo dos olhos.

Além disso, hidratação insuficiente, cigarro e alimentação inadequada – com consumo excessivo de sódio – podem explicar seu aparecimento. E claro, não podemos esquecer que o envelhecimento tira o efeito estabilizador da pele e acentua as olheiras.

Certo, e como melhorar seu aspecto?

Cremes hidratantes com cafeína

Esse tem sido um dos meios mais utilizados para combater as olheiras. Diversos hidratantes para pele dos olhos contêm, entre outras coisas, cafeína. Sim, aquela substância presente no café e em bebidas estimulantes. Sua aplicação tópica (ou seja, na pele) melhora a aparência das olheiras, pois limita o fluxo sanguíneo para essa região promovendo, assim, um alívio na região dos olhos.

Retinol

O retinol, também conhecida como vitamina A, é uma substância usada comumente em toda a pele do rosto como skincare. Sua utilização se justifica por ser um antioxidante, removendo o que chamamos de radicais livres, naturais em qualquer fase da vida, porém mais acentuados com o passar dos anos. Como foi dito, a pele fina dos olhos perde sustentabilidade, sofre com o envelhecimento, então também é importante a aplicação de substância que reduzirá os efeitos com o avanço da idade.

Aplicação de compressa fria

Esse cuidado não precisa de muito investimento. Na verdade, existem algumas máscaras com gel que são armazenadas no freezer e aderem muito melhor em volta dos olhos. Mas a aplicação de qualquer compressa fria na região dos olhos ajudará. E o mecanismo é justamente a diminuição daquela sobrecarga de fluxo sanguíneo nos olhos e alívio da região.

Produtos proativos antes de dormir

Cremes e soros que contenham peptídeos, uma espécie de proteína com menos aminoácidos, ajudarão a nutrir a região. A sua aplicação antes de dormir ajuda a manter a pele mais firme e com uma aparência melhor ao acordar.

É importante destacar que todos esses cuidados podem ajudar a melhorar a aparência das olheiras, mas não são substância milagrosas, é claro. Noite de sono ruim, desidratação e exageros serão determinantes. É necessário tentar melhorar esses aspectos, principalmente.

Deixe um comentário