Óculos de sol: principais tipos e dicas para escolher

Óculos de sol são acessórios essenciais no guarda-roupa masculino, não apenas pelo fator estético. Eles protegem dos raios solares os olhos e a pele ao redor, ajudando a prevenir doenças e o envelhecimento precoce (aparecimento de rugas), além de proporcionar conforto – não precisar ficar franzindo os olhos para enxergar em um local ensolarado.

Entender os benefícios é fácil, mas escolher um modelo costuma ser uma tarefa árdua. Existem muitas opções e é normal ficarmos confusos. Para descomplicar um pouco esse universo, trouxemos os principais modelos e contextos em que valem a pena serem usados.

Tipos mais comuns

1) Aviador: Desenvolvido na década de 30 para pilotos de avião por protegerem os olhos de todos os ângulos, este modelo se tornou muito popular e versátil – cai bem na praia e em eventos formais. É facilmente reconhecido pelo formato oval da lente, que pode percorrer as laterais do nariz em grande parte, e pela armação metálica com duas barras no centro.

Tom Cruise

2) Wayfarer: Criado nos anos 50 pela Ray-Ban, é até hoje considerado um clássico, que combina bem com terno e com trajes mais casuais. Sua armação é de um tipo resistente de plástico ou acetato, e as lentes são retangulares com as bordas arredondadas. Preto é a cor mais frequente, mas outras mais descontraídas também podem ser encontradas.

Leonardo DiCaprio

3) Browline / Clubmaster: Facilmente identificado pelos dois tipos de armação – grossa de plástico ou acetato na linha da sobrancelha e fina de metal ao redor das lentes, sendo estas mais arredondadas que as do Wayfarer. Esse é um modelo mais leve, fino e sofisticado que as opções acima. O ideal é optar por ele quando for usar roupa social ou trajes ainda mais formais.

David Beckham

4) Quadrados / Retangulares: Bem, nem todos os modelos são facilmente identificáveis, e existem uma infinidade de variações. As armações quadradas e retangulares são opções muito versáteis, tanto em termos de ocasião para utilizá-las quanto em cores e materiais disponíveis. Preto, marrom e cinza são mais fáceis de combinar, sendo as duas primeiras mais formais.

Chris Hemsworth

5) Redondos: Muito relacionados a ícones da música, os óculos de armação circular aparecem de vários tamanhos, cores e materiais. Geralmente são boas opções para suavizar traços fortes do rosto, como queixos quadrados, mas costumam chamar bastante atenção. Portanto, tenha certeza de que esse tipo de óculos está alinhado com a sua personalidade e com a imagem que você deseja transmitir.

John Lennon

6) Esportivos: Se seu objetivo for praticar algum esporte, é importante que seus óculos de sol tenham a resistência necessária contra impactos, quedas, contato constante com água do mar, arranhões de grãos de areia etc. Proteção contra os raios UV precisa ser um critério de escolha de todo modelo, mas armações de metal e alguns tipos de plástico não são recomendadas para essas atividades. Busque um modelo específico.

Ricardo (direita) e Emanuel (esquerda)

E como saber qual modelo combina com meu rosto?

Essa é uma decisão muito pessoal, mas podemos ter uma noção pelo nosso formato de rosto. Os óculos podem fazer uma compensação com traços marcantes da nossa fisionomia. Destacamos abaixo 3 tipos principais.

  • Redondo: armações mais quadradas e retangulares são mais indicadas para trazer um equilíbrio às linhas curvas do seu rosto.
Kylian Mbappé
  • Quadrado / retangular: modelos mais arredondados harmonizam melhor, suavizando as linhas faciais já bem definidas.
Arnold Schwarzenegger
  • Oval: esse formato é o que permite a maior versatilidade de modelos. Apenas evite armações muito pequenas.

Vale lembrar que há outros fatores envolvidos, como personalidade, gosto pessoal, limitação orçamentária etc. Sempre experimente o modelo para conferir se ele realmente é adequado, isto é, se você vai se sentir bem com ele.

Deixe um comentário