Gel, Pomada, Cera ou Spray: saiba qual produto usar para um penteado estiloso

Para quem quer usar um penteado estiloso, é comum a aplicação de um produto estabilizador. Se em algum momento do nosso passado, o gel era amplamente utilizado, atualmente ele divide o espaço com outros produtos, que estão ganhando maior visibilidade, como pomadas, spray e cera. Assim, vamos entender um pouco a diferença entre esses produtos e se algum deles pode se encaixar melhor no seu cabelo ou estilo de penteado.

Gel

O gel é um produto de aparência gelatinosa e foi amplamente utilizado no passado para fixação do penteado masculino.

O gel tem um alto poder de fixação, normalmente permitindo pouco movimento, e garante um aspecto úmido e brilhante. Dessa forma, se o seu objetivo é criar esse efeito no seu penteado, o gel é uma possibilidade.

Além disso, recomenda-se a utilização do gel ainda um pouco úmido, logo após o banho. Cuidado com a quantidade de aplicação desse produto no cabelo, uma vez que possui um efeito de fixação intensa.

Pomadas

Sem dúvida, as pomadas dominam o cenário atual de fixação de penteados masculinos, tanto em salões quanto dentro das residências. Diferentemente do gel, as pomadas podem variar quanto ao seu efeito no penteado, dependendo do tipo de substância na sua composição.

Algumas pomadas podem gerar um efeito semelhante ao gel, criando um aspecto molhado e brilhoso. Além disso, algumas pomadas podem não ter a alta fixação como o gel, permitindo maior movimento e gerando um efeito de volume no penteado. Pomadas com base de água são aquelas que dão menor fixação, aspecto mais úmido e que são facilmente removidas.

A pomada que ganha mais destaque e, nesse sentido, se diferencia bastante do gel, é a pomada de efeito matte. As pomadas de efeito matte são aquelas que dão um aspecto mais natural e seco ao penteado, como se aquele formato de cabelo fosse o natural da pessoa. Esse tipo de pomada tem alta fixação e, dependendo da qualidade do produto, pode ressecar os fios. Desse modo, escolha uma pomada matte de qualidade, que promova a aparência matte, mas não resseque o cabelo.

A utilização da pomada não precisa ser com o cabelo úmido, diferenciando um pouco da recomendação da aplicação do gel. Assim, você pode simplesmente pegar seu cabelo do jeito que está e aplicar a pomada e um penteado estiloso. Além disso, as pomadas são excelentes para dar volume ao cabelo, então se esse é o efeito que você pretende dar no seu penteado, evite o gel.

Spray

Spray fixador é mais conhecido recebe o nome de “laquê” e é amplamente utilizado em salões, porém em residência sua utilização é menos comum. Além disso, sua popularidade no sexo masculino é ainda menor em comparação ao feminino, porém diversas marcas estão lançando o produto de fixação de penteado a base de spray, o que vem aumentando o número de adeptos.

O efeito “laquê” é uma das possibilidades entre os diferentes tipos de spray, e gera um efeito de alta estabilização, pouca maleabilidade no penteado e um aspecto seco.

Entretanto, alguns modelos de spray estão criando aspectos úmidos e com maior movimento, indicado para diversas situações de um penteado mais natural, mais do dia a dia. O spray pode ser indicado apenas para ajeitar o cabelo, evitando aqueles fios soltos conhecidos como frizz, ou promover uma ligeira fixação no penteado.

Sua aplicação indicada é em uma distância entre 10-15 centímetros, com movimento durante a liberação do produto no cabelo. A quantidade liberada vai depender do volume do cabelo e o quanto de fixação você gostaria de dar a seu penteado. Dessa forma, seja modesto para que tenha um efeito mais natural.

Cera

No cabelo, a fixação a base de cera é menos comum, uma vez que resseca os fios do cabelo. Assim, sua utilização normalmente á para penteados mais robustos, com grandes topetes, onde a aparência pode não ser de um penteado tão natural, mas sim de algo mais montado para alguma ocasião.

A cera mais comumente usada é a base de cera de abelha, o que pode incomodar aqueles que não adeptos a utilização de cosméticos a base de recursos animais.

Ao utilizar a cera, seja modesto na sua aplicação por conta do seu alto efeito fixador. Se o seu penteado for para o cotidiano, talvez não seja mais indicado. Cuidado com o seu uso e o ressecamento dos fios. Talvez seja necessário um tratamento de hidratação após sua aplicação.

Por fim, os produtos devem ser aplicados juntamente com pentes, escovas ou apenas passagens de mãos, se o objetivo for criar um penteado despojado. Se o objetivo for um grande penteado, para algum evento, use o secador e capriche.

Deixe um comentário