Devo Fazer Exercícios Abdominais para Perder Barriga?

A vontade de eliminar as gordurinhas abdominais indesejadas é bem comum entre algumas pessoas, especialmente o público masculino, onde é mais comum o acúmulo de gordura abdominal.

É exatamente isso que você acabou de ler. O sexo masculino tende a acumular mais gordura abdominal por aspectos hormonais, garantindo um formato de acúmulo conhecido como androide.

Sabendo disso, é comum a busca de exercícios para eliminar as gordurinhas abdominais. Nesse sentido, os exercícios abdominais são capazes de ajudar nessa batalha? Para isso, vamos recorrer a alguns estudos científicos.

Um estudo realizado por pesquisadores americanos e publicado em uma importante revista internacional colocaram um grupo um grupo para realizar exercícios abdominais como estratégia para emagrecer e investigaram principalmente os efeitos na gordura abdominal.

O treino era composto por sete exercícios abdominais, com peso corporal ou com pouca carga, onde eram realizadas duas séries com aproximadamente 10 repetições.

Após seis semanas de treinamento, realizando todo dia os exercícios abdominais, não foram verificadas reduções de gordura corporal geral, muito menos na região abdominal, quando comparados aos resultados dos indivíduos que não fizeram nada nesse mesmo período.

Assim, o estudo mostra que um treino abdominal robusto não te ajudará a emagrecer e não removerá a gordura abdominal. Então, a primeira lição que podemos tirar é que realizar apenas exercícios abdominais para emagrecer não será suficiente.

Para emagrecer, é importante incluir uma rotina de exercícios aeróbicos, como corridas, bicicleta ergométrica, elíptico, entre outros. Esses exercícios se combinados com os exercícios abdominais serão eficientes para o emagrecimento e, sobretudo, remoção da gordura abdominal.

Além disso, é importante realizar um treinamento na musculação para o corpo todo, não apenas para o músculo abdominal. Essa estratégia acelerará o metabolismo e ajudará na eliminação da gordura abdominal.

E a pergunta que fica é: os exercícios abdominais não ajudarão em nada para a aparência abdominal? Neste ponto precisamos destacar que os exercícios abdominais ajudarão a ganhar os famosos “gominhos na barriga”, o que o exercício aeróbico não fará.

Isso porque esses exercícios os exercícios abdominais ajudam a ganhar massa muscular no músculo abdominal. Apesar de não remover a gordura localizada, ajudará a definir a barriga, juntamente com a eliminação da gordura que o exercício aeróbico fará.

Sendo assim, seguem alguns exercícios eficientes para seu treinamento abdominal:

1. Abdominal supra no solo

Deitado sobre o solo, posicionar os braços no peitoral e manter os joelhos dobrados. Subir o tronco aproximando dos joelhos e retornar à posição deitado.

2. Elevação de pernas

Deitado com a barriga para cima, elevar as pernas, que deverão estar completamente estendidas, até a linha do quadril. Em seguida, retornar a posição inicial. Os braços podem ficar livres ou segurar em algum apoio.

3. Abdominal oblíquo

Similar ao exercício abdominal supra solo, porém durante a subida do tronco, realizar um ligeira rotação de tronco.

4. Abdominal em bola suíça

A utilização da bola suíça é uma boa alternativa para realização dos exercícios abdominais. Com a instabilidade da bola, há um aumento na ativação dos músculos abdominais, o que pode ajudar no fortalecimento. Assim, são possíveis diversos tipos de exercícios abdominais na bola.

5. Abdominal lateral

Assim como o exercício abdominal oblíquo, o abdominal lateral ajuda no fortalecimento da região lateral do abdome. Deite-se no solo na posição lateral, flexione as pernas e eleve o tronco, trazendo o cotovelo em direção a perna. Em seguida, retorna à posição inicial.

Antes da realização dos exercícios acima, procura um profissional de Educação Física. Desse modo, os exercícios ajudarão a ganhar os músculos abdominais e melhorar a sua aparência abdominal, se for de sua vontade, claro.

Deixe um comentário