Cuidado de dentro para fora – alimentos essenciais para a saúde da pele

Quando falamos de cuidados com a pele, logo pensamos em limpeza, esfoliações, cremes etc. Porém, esse cuidado vai muito além. Pensar no que ingerimos e como os alimentos vão impactar na nossa saúde, em especial, a saúde da nossa pele, é o primeiro passo para gente compreender que os cuidados não se limitam a cremes. 

Obviamente que a pele acaba sendo um reflexo da ingestão de alimentos saudáveis para diversos outros aspectos do organismo humano, como um melhor funcionamento intestinal, do sistema imunológico, da redução de gorduras circulantes etc. Então, seguem algumas dicas alimentares que podem te ajudar. Lembrando, a busca de um profissional nutricionista é a forma mais adequada de você se alimentar da forma correta, então aqui não terá qualquer orientação nutricional, mas apenas alimentos e seus impactos no organismo humano. 

1. Oleaginosas

As oleaginosas são derivados vegetais que apresentam lipídeos, proteínas e fibras que trazem benefícios a saúde. Entre algumas famosas estão castanhas, nozes, avelãs, pistache etc. Algumas recomendações nutricionais sugerem que parte da alimentação diária, em torno de 10-15% da ingesta calórica, deve ser derivada de oleaginosas. 

Os benefícios são diversos: 

  1. Melhora a digestão, uma vez que são ricas em fibras;
  1. Fontes de proteínas vegetais, importante macronutriente; 
  1. Rico em micronutrientes como ferro e cálcio; 
  1. Ricos em ácido graxo ômega-3, considerado uma “gordura boa” para o organismo; 
  1. Ajuda no sistema imunológico, funcionando como um anti-inflamatório natural; 
  1. Elimina radicais livres do organismo.

2. Chá

Como todos sabem, chás são derivados da infusão vegetal em água quente. Esses vegetais podem ser flores, folhas ou até raízes, e seu consumo pode ser ainda quente ou até mesmo gelado. 

Chás protegem o organismo pois funcionam como antioxidantes, removendo toxinas que o próprio corpo produz, mas muitas vezes se acumulam. A ingestão de diferentes chás pode ser de acordo com os benefícios que se deseja. O chá verde, muito recomendado para saúde, pode ajudar na proteção antioxidante e rejuvenescimento da pele.  

Porém, vá com calma na ingesta de chás. Muitos possuem ações diuréticas e podem potencializar a remoção de líquidos e diminuir a absorção de minerais. Além disso, a desidratação elevada pode prejudicar a saúde da pele. Chás industrializados e prontos podem ter perdido suas propriedades ao longo do preparo, então tente consumir diretamente da emulsão vegetal na água quente.

3. Salmão

O salmão é um peixe rico em gordura ômega-3, um ácido graxo poliinsaturado (termo bioquímico para gordura), que tem diversos benefícios para o organismo: 

  1. Apesar de ser gordura, o ômega-3 ajuda no perfil lipídico. O que isso quer dizer: diminui as concentrações de lipídeos prejudiciais ao organismo, como o colesterol LDL;
  1. Melhora o sistema imunológico e remove radicais livres; 
  1. Diminui a inflamação. 

Um organismo inflamado, com mal funcionamento do sistema imunológico e cheio de radicais livres reflete na saúde e na aparência da pele. A primeira coisa que devemos saber é que boa parte do salmão ingerido, em especial no Brasil, possui pouca concentração de ômega-3. O peixe possui rica concentração em ômega-3 por viver em águas geladas e a gordura é um potente isolante térmico. Além disso, a alimentação dos peixes em habitat natural, em águas geladas, é diferente de seu cultivo em cativeiro, muitas vezes à base de ração e, até mesmo, corantes, para dar esse tom bonito ao salmão. 

E claro, você deve ter imaginado que esse tipo de peixe é caro. Outra fonte de ômega-3 com melhor custo-benefício é a sardinha.

4. Cenoura

A cenoura possui uma característica muito marcante, que é a presença em grandes concentrações de beta-caroteno, uma substância que estimula a produção de vitamina A pelo próprio organismo. A vitamina A possui ação antioxidante, reparando a pele e ajudando no rejuvenescimento.

5. Folhas verde-escuras

O consumo de folhas é altamente recomendável para diversos benefícios, pois são ricas em fibras, em vitaminas antioxidantes, regulam o intestino, ajudam no sistema imunológico, entre outras coisas.

Então a boa salada deve ser composta por diversas folhas, sobretudo as mais escuras como couves, rúculas, espinafre, agrião etc. Acredita-se que esse tom esteja relacionado às concentrações das substâncias que podem fazer bem ao organismo. Logo, as escuras são mais ricas que as de tonalidade mais clara.

6. Abacate

Essa fruta maravilhosa, que pode ser consumida tanto em alimentos doces quanto salgados, é rica em gorduras boas e excelente fonte de vitamina E. Assim, o abacate é um ótimo alimento protetor do sistema imunológico, antioxidante e regulador das concentrações de gorduras ruins no organismo.

7. Frutas Vermelhas

Outras frutas que vão te ajudar na saúde da pele são as vermelhas, como cerejas, amoras, framboesas, morangos etc. Essas frutas são ricas em vitamina C, um importante antioxidante que fortalece o sistema imunológico. Além disso, as frutas vermelhas ajudam na formação de colágeno pelo organismo, uma importante proteína para pele, uma vez que ajuda na sua rigidez, retardando assim o surgimento de rugas. Frutas vermelhas possuem, ainda, um importante papel no sangue, diminuindo o aparecimento precoce de varizes e hematomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.